terça-feira, 10 de junho de 2008

Álcool

O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico). O consumo do álcool é antigo, bebidas como vinho e cerveja possuíam conteúdo alcoólico baixo, uma vez que passavam pelo processo de fermentação. Outros tipos de bebidas alcoólicas apareceram depois, com o processo de destilação. Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento. Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, pois este excesso está inteiramente ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (quadro de dependência). Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago. Em caso de suspensão do consumo, pode ocorrer também a síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões.
Patrícia LopesEquipe Brasil Escola

terça-feira, 3 de junho de 2008

O efeito da maconha


Efeitos - Em alguns usuários provoca euforia, já em outros provoca angústia. No geral, a maconha proporciona um relaxamento que pode levar a perda da noção do tempo e espaço.

Uso contínuo - As conseqüências podem ser distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade e até síndrome do pânico. Um jovem adolescente se torna um adulto imaturo.

Estatísticas - Cerca de 1,1% faz o uso constate da maconha, sendo que 7,6% já experimentou.

Solventes (acetona, cola de sapateiro e lança perfume)
Efeitos - Quando lançados provocam tontura, formigamento dos membros e zunido no ouvido. O coração se torna mais sensível a adrenalina, o que pode causar ataque cardíaco.

Uso contínuo - Geralmente, a maioria dos jovens faz uso esporadicamente, ou usam apenas experimentam. O que pode ocorrer é a vontade de sentir efeitos mais prolongados, fazendo com que o jovem passe para drogas mais fortes.
Estatísticas - Cerca de 14% dos jovens já experimentou. Uma pesquisa feita na rede particular de ensino revelou um resultado importante: 20% dos alunos afirmaram já ter usado, o que mostra que não são os jovens de classes pobres os únicos usuários.
O mundo das drogas percorre um caminho arriscado, e na maioria das vezes, sem volta. É preciso parar e pensar nos danos causados a saúde e também no convívio social. Em instantes, uma atitude impensada pode ocasionar muitos erros e trazer arrependimentos para a vida inteira. Diga não às drogas e siga o caminho da vida.

O efeito do ecstasy


Efeitos - As sensações imediatas são de euforia.
O corpo do usuario fica acostumado com a droga e para que ele sinta o efeito da roga novamente é preciso que ela seja usada novamente só que em doses maiores.

O ecstasy é uma droga muito usada em casas noturnas de músicas eletrônicas e devido as etapas de consumo mais atividade física por tempo prolongado, o perigo é ainda maior, pois a droga eleva a temperatura do corpo e pode levar a morte.